Sessões gratuitas de Cinema LUX em cidades portuguesas

Friday 6 May 2022 18:00
Wednesday 11 May 2022 21:55
Portugal

Sessões de cinema Lux gratuitas em Maio

Este mês de maio podes assistir gratuitamente aos três filmes finalistas do Prémio do Público LUX 2022 no Porto e em Coimbra.

Os três filmes finalistas do LUX Audience Award 2022 em exibição durante o mês de maio são "Flee, A Fuga", do diretor dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, "Great Freedom", do diretor austríaco Sebastian Meise e "Quo Vadis, Aida?", da realizadora bósnia Jasmila Žbanić.



PORTO. Cinema Trindade Entrada livre, por ordem de chegada, sujeita à capacidade da sala
-'Quo vadis, Aida?' 6 de maio, 21h45
-'Flee, A Fuga' 7 de maio, 21h45
-'Great Freedom' 8 de maio, 21h45


COIMBRA. Casa do Cinema de CoimbraEntrada livre, sujeita a reserva
-'Flee, A Fuga' 9 de maio, 18h30
-'Quo vadis, Aida?' 10 de maio, 18h30
-'Great Freedom' 11 de maio, 18h30



"Flee, A Fuga", do diretor dinamarquês Jonas Poher Rasmussen
O documentarista Jonas Poher Rasmussen recorre pela primeira vez ao cinema de animação com o intuito de proteger a identidade do seu interveniente, de pseudónimo “Amin Nawabi”, para que, nas vésperas do seu casamento, possa assumir e confrontar e partilhar com o parceiro um passado que sempre manteve secreto: viajou sozinho para a Dinamarca nos anos 90 e quando era menor, após a fuga da família do Afeganistão, através de uma rede de tráfico humano. Intercalando imagens de arquivo com animação, FLEE perfaz a tessitura da experiência de Amin, questionando a sua noção de lar e as dificuldades que nela encontra e oferecendo uma poética e profunda resolução da sua vida afetiva.  

"Great Freedom", do diretor austríaco Sebastian Meise
GREAT FREEDOM acompanha a perseguição da homossexualidade na Alemanha ao longo das décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, no cruzamento de três episódios de encarceramento de Hans Hoffmann (Franz Rogowski), repetidamente detido e condenado devido a uma lei que criminaliza a homossexualidade. Ao longo das décadas é retratada a sua relação com o colega de cela (Georg Friedrich), numa história de amor e de sacrifício pessoal que questiona os valores e as possibilidades da liberdade nos limites do confinamento. 

"Quo Vadis, Aida?", da realizadora bósnia Jasmila Žbanić
Situado em Srebrenica, aquando do tenebroso massacre de cerca de oito mil bósnios muçulmanos por parte de unidades do exército sob o comando do general Ratko Mladić, QUO VADIS, AIDA? apresenta-nos a demanda de Aida Selmanagić (Jasna Djuricic), uma tradutora da ONU, na tentativa de salvar a família logo após tropas e milícias sérvias tomarem conta da cidade, e de milhares de cidadãos procurarem abrigo no acampamento da ONU, enquanto lida com uma comunidade internacional de burocracias e práticas ineficazes.


VOTA E GANHA UMA VIAGEM A ESTRASBURGO

Recordamos que no European Film Audience Award 2022 tu também podes fazer parte do júri (e não apenas eurodeputados) e ganhar uma viagem a Estrasburgo para assistir à cerimónia de entrega de prémios que terá lugar no dia 8 de junho. Por isso, não hesites, vai ao site, vota no teu filme favorito e podes ganhar uma viagem para conhecer a equipa de filmagem do filme vencedor e saber como funciona o Parlamento Europeu.
Add a caption to enhance the meaning of this image.